MESTRADO / DOUTORADO / DOUTORADO DIRETO

No regimento 6542 não há diferença na composição das bancas examinadoras de mestrado, doutorado ou doutorado direto.

O aluno deve elaborar,  preencher  enviar por e-mail e via impresso o   formulário  ( para acessar o formulário Clique aqui  ) contendo além do orientador, 9 nomes de membros para compor a banca examinadora, da seguinte forma:

• O orientador ou coorientador (Sempre indicar o orientador, somente indicar o coorientador, caso o orientador, não possa participar, nesse caso deverá ser feito uma justificativa explicando o motivo da ausência).

• 3 membros com vínculo com o Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica ou com a FMRP. Poderá ser aceito também, docentes apenas com o vínculo com a FMRP, sem vínculo com o programa.

• 3 membros sem vínculo com o programa de Pós-Graduação em Clínica Médica podendo ser da unidade (FMRP) ou da USP:

• 3 membros sem vínculo com a USP.

Importante:

As Comissões Julgadoras  serão compostas por 3 membros votantes, além do orientador ou coorientador que será o presidente, porém, sem direito a voto.

Somente será validada a defesa que tiver, na banca examinadora,  no mínimo um docente externo  à USP, ou seja,  sem qualquer vínculo com  o programa ou com qualquer  unidade da USP  ou  ter no máximo um docente com  vínculo com o programa em Clínica Médica.

DEFINIÇÕES:

MEMBROS COM VÍNCULO COM O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CLÍNICA MÉDICA:

São considerados membros com vínculo com o programa, docentes credenciados no programa em Pós-Graduação em Clínica Médica, o credenciamento pode ser por orientação, co-orientação, disciplinas, mesmo docentes de outras faculdades e até de outras universidades, se forem credenciados no programa da Pós-Graduação da Clínica Médica, são considerados internos.

MEMBROS DA USP SEM VÍNCULO COM O PROGRAMA:

São considerados todos os docentes que não possuem vínculo com o programa (orientação, coorientação e/ou responsável por disciplina) mas pertençam à alguma unidade USP (FMRP, ICB, FM, FCRP, etc) ou possuem vínculo com alguma unidade da USP.

MEMBROS EXTERNOS À USP E SEM VÍNCULO COM O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CLÍNICA MÉDICA:

São considerados todos os docentes que não possuem vínculo com qualquer programa (orientação, coorientação  e/ou responsável por disciplina) e não pertençam às unidades da USP (FMRP, ICB, FM, FCRP, etc).

Observações:

Obs1.:Pós-doutorado é considerado externo à USP, desde que não ofereça disciplina, ou não seja coorientador ou orientador de aluno deste programa.

Obs2.: Pode, caso solicitado pelo orientador ou pela comissão, haver alteração na composição, mas para a banca examinadora ser validada, precisa ter obrigatoriamente; no máximo 1 membro com vínculo com o programa e no mínimo um docente externo à USP.

Obs.: Docentes e médicos contratados do HCRP são considerados externos ao Programa (desde que não sejam credenciados) mas interno da FMRP.