ATUAL:

2022

Auxílio Financeiro à Publicação de Artigos Científicos Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica da FMRP – USP-2022: Clique aqui

ANTERIORES:

2021 Auxílio Financeiro à Publicação de Artigos Científicos Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica da FMRP – Clique aqui

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica (PPG-CM) da FMRP-USP torna público o edital de Auxílio Financeiro à Publicação de Artigos Científicos com objetivo de promover publicações de artigos por alunos e orientadores do programa. Caberá ao programa, a análise das solicitações e o reembolso do pagamento de encargos de publicação de acordo com os limites financeiros e características do artigo especificados neste edital.

Maiores informações : Clique aqui

Auxílio Financeiro à Publicação de Artigos Científicos

Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica da FMRP – USP

1. DA FINALIDADE

1.1 O PPG-CM objetiva promover a publicação de artigos científicos por alunos de pós-graduação e oferece pagamento da taxa de publicação.

1. DAS CONDIÇÕES GERAIS

2.1 A seleção será regida por este edital e executada pela Comissão Coordenadora (CCP) do PPG -CM.

2.2 O apoio do PPG-CM para a publicação de artigos é de caráter excepcional e parcial.

2.3 As inscrições deverão ser apresentadas de acordo com o cronograma deste edital.

1. DO VALOR E QUANTIDADE DE AUXÍLIOS

3.1 O recurso financeiro para cada auxílio terá valor máximo de US$ 2.000,00 (Dois mil dólares americanos) e limitado a um auxílio por orientador. Para taxas de publicação com valores acima deste montante, o orientador deverá utilizar outros recursos e o PPG-CM assumirá essa parte do pagamento. Os autores poderão pleitear isenção e/ou desconto na taxa de publicação ao periódico para o qual o artigo foi aceito. Sugerimos que essa solicitação seja justificada pelas características econômicas do Brasil (baixa renda per capita, país em desenvolvimento) e por se tratar de universidade pública.

3.2 Serão disponibilizados 32 auxílios pelo presente edital cuja vigência é de 12 meses.

1. DOS REQUISITOS PARA A INSCRIÇÃO

4.1 Apresentar o artigo científico para o qual a taxa de publicação foi requisitada. Este artigo deve:

1. a) Ter aluno ou egresso do PPG-CM como primeiro autor e qualquer orientador do programa como autor sênior. Não há necessidade de ser artigo relacionado à tese ou dissertação daquele aluno. Desta forma, alunos poderão redigir e submeter artigos baseados em outros trabalhos científicos do grupo de pesquisa, de outros alunos ou de outros egressos.
  2. b) Ser aceito em periódico com índice de impacto acima de 1,0 e indexação nas bases JCR – Web of Science e Scimago Journal Rank.

4.2 As inscrições serão formalizadas com envio por e-mail dos documentos comprobatórios da taxa de publicação e da publicação/aceitação do artigo científico para o coordenador do PPG-CM.

4.3 As informações prestadas serão de inteira responsabilidade do(s) solicitante(s), reservando-se ao PPG-CM o direito de cancelar a solicitação que não estiver preenchida de forma completa e correta.

1. DA SELEÇÃO

5.1 A análise e o julgamento das propostas submetidas, em atendimento a este edital, serão realizados em duas etapas:

5.1.1 Análise de mérito realizada pelo PPG-CM. Nesse item, o programa verificará se o pedido atende aos requisitos.

5.1.2 No caso de haver mais solicitações do que o número de auxílios disponíveis, a ordem de inscrição será empregada para selecionar os pedidos a serem contemplados. Os orientadores serão mensalmente informados do número de auxílios remanescentes visando evitar que assumam dívidas que não poderão ser reembolsadas pelo PPG-CM.

1. DA PRESTAÇÃO DE CONTAS

6.1 Os contemplados deverão se adequar ao sistema de prestação de contas PROEX e portanto encaminhar todos os documentos necessários conforme orientação da Secretaria do PPG-CM.

6.2 O artigo deverá mencionar o suporte financeiro CAPES, como rotina para qualquer artigo ou publicação associada à pós-graduação, como descrito na página: http://www.sibi.usp.br/?p=28738

1. DO CRONOGRAMA

7.1 Datas:

De 01 de dezembro de 2019 até 01 de dezembro de 2020: Inscrição, por e-mail ao coordenador do PPG.

A partir de 15 de dezembro de 2019: Divulgação dos resultados em sistemática de fluxo contínuo com tempo máximo de 15 dias para divulgação de resultado. Casos especiais, que não se enquadrem completamente nas características descritas no edital, serão avaliados pela CCP em reunião ordinária e a contagem de tempo para divulgação de resultado se iniciará na data da reunião.

A partir de 01 de fevereiro de 2020: Divulgação do número de solicitações e de auxílios concedidos a ser atualizada mensalmente.

Atenciosamente,

Elcio dos Santos Oliveira Vianna