O Centro é composto por uma unidade administrativa, o Centro de Estudos de Emergências em Saúde (CIES), que alberga biblioteca com livros específicos para graduação e pós-graduação na área. Nesse local, há 3 secretárias que gerenciam o uso das 3 salas de aula (60, 120, 250 lugares) e 1 anfiteatro (250 lugares) para diversas funções, apoiam os 14 cursos de graduação que se realizam na U.E., sendo que a RCG0611 – Estágio em Emergência e Traumatologia II (duração de 8 semanas) tem participação exaustiva dos docentes do Departamento de Clínica Médica. Além dessa área administrativa, o CIES tem também um conjunto de 3 salas de apoio para docentes e pós-graduandos (uma sala para pós-graduandos com 8 lugares) e outras duas salas para docente com mais 8 postos de trabalho. O uso dessa área é gerenciado pelo CIES. Cada posto de trabalho está equipado com uma escrivaninha, um pequeno armário e computadores com acesso à internet.

Finalmente, o CIES tem um braço de laboratório em associação com a Unidade de Pesquisa Clínicas (UPC) do Hospital das Clínicas da FMRP-USP, composto por uma sala de apoio com um gerente de pesquisa e uma enfermeira que prestam atendimento a todos os protocolos em curso; e por um pequeno laboratório capaz de separar amostras biológicas e estoca-las em freezer -80 oC até que sejam encaminhadas para os laboratórios em que ocorrerá a análise definitiva. Cada projeto tem acordos com diversos laboratórios do Departamento de Clínica Médica, da FMRP-USP ou de laboratórios internacionais. A UCP encaminha as amostras em condicionamento adequado de acordo com a necessidade e está credenciada seguindo as boas práticas clínicas de pesquisa (ISO 9002).

Além do componente estrutural, o CIES tem regimento próprio, aprovado pela Congregação da FMRP-USP, e tem recebido apoio da Diretoria da FMRP-USP para subsídio de projetos para a graduação e pós-graduação conduzidas na U.E. No momento, temos 2 docentes do Departamento de Clínica Médica, 3 do Departamento de Cirurgia e Anatomia, 3 da Pediatria e Puericultura e 1 da Neurologia e Ciências do Comportamento. Há outros docentes em projetos específicos ou cursos de graduação ou pós-graduação que utilizam a U.E. como campo de ensino. Cabe destacar também que temos um funcionário não-docentes da FMRP-USP que está alocado no CIES. Os demais são fornecidos pela U.E.

Desde a sua aprovação na Congregação em 2012, o CIES já tem servido como base para residência médica de vários departamentos da FMRP-USP e, em específico, de um programa de residência específico em emergências que já formou um residente e tem um em formação no momento.