Pós-Graduação em Medicina (Clínica Médica) Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Aluno Especial

ALUNO ESPECIAL

Artigo 57 – Alunos especiais são aqueles matriculados apenas em disciplinas isoladas sem vínculo com qualquer Programa de Pós-Graduação da USP.

§ 1º – Os alunos especiais terão direito a um certificado de aprovação em disciplinas, expedido pela CPG.

§ 2º – A aceitação do aluno especial deve ser aprovada pela CCP, ouvido o docente responsável pela disciplina.

§ 3º – A critério do orientador, poderão ser aproveitados créditos em disciplinas cursadas na condição de aluno especial, nos 36 meses anteriores à data da matrícula inicial como aluno regular.

Artigo 58 – Podem, a juízo da CCP, ser admitidos para matrícula em disciplinas de Pós-Graduação, na condição de alunos especiais, alunos de graduação da USP, desde que sejam encaminhados por orientadores credenciados em Programa de Pós-Graduação da USP e que estejam participando de atividades de iniciação científica.

Parágrafo único – Os créditos assim obtidos, nos últimos 36 meses, poderão ser computados no conjunto necessário para a obtenção do título de Mestre ou Doutor, desde que o aluno seja admitido, após aprovação no processo seletivo, em um desses cursos.

OBS.: É importante deixar claro que o pedido de usar os créditos no curso de Pós-Graduação dependerá de aprovação dos das comissões de cursos de programas ( ccp) e das comissões gerais de Programa da FMRP (CPG)

Para ser aluno(a) especial, é necessário:

  1. Entregar o formulário preenchido e assinado pelo responsável da disciplina, juntamente com a documentação exigida conforme consta no referido formulário e segue abaixo: http://www.fmrp.usp.br/pos-graduacao/formularios/  Matrícula em Disciplina – Aluno Especial
  2. Cópia frente/verso do diploma de Graduação ou cópia do Atestado de Conclusão da Graduação.
  3. Declaração constando estágio ou desenvolvimento de projeto na FMRP, HCRP ou Hemocentro, constando o período e assinado pelo docente responsável pelo estágio, ou comprovante de vinculo empregatício em uma das Unidades mencionadas.
  4. Se não estiver enquadrado em nenhuma situação do item 3, entregar comprovante de pagamento de Taxa de Inscrição (R$90,00 por disciplina) a ser recolhida na Tesouraria- Anexo A (ao lado do Bloco Didático). O pagamento deverá ser realizado por boleto bancário que deverá ser gerado no site: http://www.fmrp.usp.br/pos-graduacao/inscricoes/aluno-especial/

Toda documentação deverá ser obrigatoriamente entregue dois dias antes do início da disciplina, favor seguir a data oficial das disciplinas.

Para encontrar informações sobre disciplinas, clique em “Como encontrar disciplinas por acesso público

Após o término para conseguir um certificado, favor solicitar pelo site:http://www.fmrp.usp.br/pos-graduacao/ clicar no botão solicitar documentos.