*Obs.: verificar se há verba para custear a despesa da viagem.

1. Agendar na Seção de Pós-Graduação (SPG) a data da defesa, com 15 dias de antecedência da defesa na Seção de Pós-Graduação (SPG). O agendamento da defesa deverá ser oficializado através do formulário online que precisará constar; data e horário, local, com a confirmação do local da defesa, (emailou equivalente) ou se for defesa totalmente online, constar a justificativa.
  2.  Formulário-de-agendamento-de-defesa: Clique aqui.

Há três tipos de defesas:

1)Totalmente online: precisa preencher a justificativa  e precisa seguir as regras estabelecidas no ofício:

2) A defesa Híbrida:  consiste em que o (a) aluno(a) e o(a) orientador(a) estejam na FMRP e precisam estar no mesmo local onde o será a apresentação.

3) Totalmente presencial: todos  presentes no local da defesa

Tanto a presencial quanto a híbrida precisam de um local nas salas da FMRP. Informo ainda que é considerado local válido as dependências da FMRP. HCRP e Hemocentro.

IMPORTANTE:

A Secretaria de Pós-Graduação em Clínica Médica,  somente poderá comprar  passagens aéreas e ou diárias, após a confirmação da defesa que se dá pelo agendamento na Seção de Pós-Graduação, então, caso a defesa tenha custos , o  aluno deverá entregar o formulário para Secretaria de Pós-Graduação em Clínica Médica, com 20 dias de antecedência.