DOUTORADO/ DOUTORADO DIRETO:

O aluno deve elaborar,  preencher  e enviar por e-mail e também via impresso um Formulário Clique aqui   contendo além do orientador, 9 nomes de membros para compor a banca examinadora, na ordem de preferência, sendo que os primeiros serão titulares e o restante, suplentes, da seguinte forma:

• O orientador ou coorientador (Sempre indicar o orientador, somente indicar o coorientador, caso o orientador, não possa participar, nesse caso deverá ser feito uma justificativa explicando o motivo da ausência).

• 3 membros com vínculo com o programa de Pós-Graduação em Clínica Médica ou com a FMRP.

• 3 membros sem vínculo com o programa de Pós-Graduação em Clínica Médica podendo ser da unidade (FMRP) ou da USP:

• 3 membros sem vínculo com o programa e também sem vínculo com a unidade (FMRP) mas podendo ser da USP:

• Importante:

• As Comissões Julgadoras das Teses de Doutorado serão compostas por 3 membros votantes, além do orientador ou coorientador que será o presidente, porém, sem direito a voto.

• Somente será validada a defesa que tiver, na banca examinadora,  no mínimo um docente externo  à unidade, ou seja,  sem qualquer vínculo com  o programa ou com a unidade FMRP,  ou  ter no máximo um docente com  vínculo com o programa em Clínica Médica.

• DEFINIÇÕES:

• MEMBROS COM VÍNCULO COM O PROGRAMA EM CLÍNICA MÉDICA:

• São considerados membros com vínculo com o programa, docentes credenciados no programa em Pós-Graduação em Clínica Médica, o credenciamento pode ser por orientação, coorientação, disciplinas, mesmo docentes de outras faculdades e até de outras universidades, se forem credenciados no programa da Pós-Graduação da Clínica Médica, são considerados internos.

• Pós-doutorado é considerado externo à USP, desde que não ofereça disciplina, ou não seja coorientador ou orientador de aluno deste programa.

• MEMBROS   DA UNIDADE (FMRP) SEM VÍNCULO COM O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CLÍNICA MÉDICA:

• São considerados todos os docentes que não possuem vínculo com o programa (orientação, coorientação e/ou responsável por disciplina) e pertençam à alguma unidade USP (ICB, FM, FCRP, etc.) ou possuem vínculo com alguma unidade da USP.

• Obs.: Docentes e médicos contratados do HCRP são considerados externos ao Programa (desde que não sejam credenciados) mas interno da FMRP.

• Pós-doutorado é considerado externo à USP, desde que não ofereça disciplina, ou não seja coorientador ou orientador de aluno de alguma unidade da FMRP.

• MEMBROS SEM VÍNCULO COM O PROGRAMA E COM A UNIDADE (FMRP) MAS PODENDO TER VÍNCULO EM OUTRAS UNIDADES DA  USP:

• São considerados todos os docentes que não possuem vínculo nem com o programa nem com a FMRP (orientação, coorientação e/ou responsável por disciplina) mas pertençam à alguma unidade USP (FMRP, ICB, FM, FCRP, etc) ou possuem vínculo com alguma unidade da USP.

• Pós-doutorado é considerado externo à USP, desde que não ofereça disciplina, ou não seja coorientador ou orientador de aluno de alguma unidade da USP.