QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO REGULAMENTO Nº 7493, (alunos matriculados após junho de 2019 ou que tenham feito a mudança):

EXAME DE QUALIFICAÇÃO:

O exame de qualificação é obrigatório para todos os alunos de doutorado e doutorado direto que deverão inscrever-se no prazo de até:

• Doutorado: 24 meses, contados a partir do início de sua inscrição no curso.

• Doutorado Direto: 30 meses, contados a partir do início de sua inscrição no curso.

A data de inscrição no curso encontra-se na ficha do aluno no sistema Janus.

Após a inscrição, o aluno terá 90 dias para realizar a apresentação da qualificação. O candidato que for reprovado no exame de qualificação poderá se inscrever para repeti-lo apenas uma vez, devendo realizar nova inscrição no prazo máximo de 30 (trinta) dias após a realização do primeiro exame. O segundo exame deverá ser realizado no prazo máximo de 90 (noventa) dias após a inscrição. Persistindo a reprovação, o candidato será desligado do Programa.

EXIGÊNCIAS PARA FAZER A INSCRIÇÃO:

É necessário completar pelo menos 50% dos créditos mínimos em disciplina para a realização do exame, até na data de inscrição para doutorado.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:

Enviar no máximo com 60 dias de antecedência a data limite no sistema Janus:

O formulário para inscrição em Qualificação e enviar um e-mail: para: ppg.clinmedrp@usp.br contendo as informações abaixo.  Para acessar o formulário, Clique aqui.

O formulário precisa conter:

• Título atual do projeto;

•  Lista (com ciência do orientador) com 6 nomes de docentes de Programas de Pós-Graduação da FMRP em ordem de preferência, sendo, 3 primeiros titulares s e os 3 restantes,  suplentes.

Para acessar lista de orientadores clique aqui.

Importante:

A banca examinadora deverá  será  composta  por  três  Doutores(as),  sendo  pelo menos um deles Orientador(a) Pleno do Programa, por isso, ao elaborar a lista lembre de colocar pelo menos dois docentes plenos ( titular e suplente)

A lista enviada será submetida a análise pela Comissão de Pós-Graduação em Clínica Médica que escolherá três titulares e três suplentes. Ressaltando que a comissão tem autoridade para alterar a lista e incluir outros docentes

Após a reunião, será divulgada por e-mail para o aluno, a lista com os membros titulares e suplente.

PROCEDIMENTO PARA FAZER A QUALIFICAÇÃO APÓS A INSCRIÇÃO:

Após secretaria enviar por e-mail a banca examinadora aprovada,  o  aluno deverá:

Agendar a data da apresentação da qualificação com a banca examinadora titular, definindo data horário e local. Caso o membro titular sugerido pela comissão não possa participar, informe a secretaria e  convide o suplente conforme a lista enviada. Após agendamento informar a secretaria.

Elaborar e enviar projeto  com 15 dias de antecedência para banca examinadora titular, o projeto deve ser: documento em formato de tese  com resultados preliminares ou definitivos, tabelas e figuras metodologicamente apropriadas e com discussão. Não há limite de páginas.

NO DIA DA APRESENTAÇÃO FAZER:

• Uma apresentação do trabalho de pesquisa de fará também no formato audiovisual (aula de defesa) com duração de 40 a 60 minutos, seguida por arguição.

As apresentações poderão ser públicas, porém, o público e principalmente o orientador não poderão se manifestar e deverão sair da sala quando solicitado para a banca discutir e decidir o resultado.

NORMAS DE JULGAMENTO DE QUALIFICAÇÃO REGIMENTO 7493