Prezados  informo que a  referida disciplina também é chamada de reunião científica, é por esse nome que ela será encontrada no site .

Semanalmente, antes da aula será disponibilizada a pauta da reunião, e posteriormente, a gravação da aula poderá ser encontrada. Solicito que acompanhem o link para não perderem nenhuma pauta ou gravação.Clique aqui

Clique no campo reuniões científicas

Prezados alunos houve mudança na disciplina

Hebdomadário da Pós-Graduação. 7(1), 2020- Hebdomadário da Pós-Graduação – Reunião Científica.

A Reunião Científica do Departamento de Clínica Médica consistia na apresentação de trabalhos científicos por alunos de pós-graduação segundo escala baseada nas áreas de dois departamentos (Departamento de Clínica Médica e Departamento de Radioterapia, Imagem, Oncologia e Hematologia). No final do ano de 2019, os coordenadores destes departamentos encaminharam ao PPG-Clínica Médica pedido de revisão da sistemática de elaboração desta escala. O pedido se justificava pelo fato de que a reunião é disciplina de PG deste programa e pelo fato de que docentes não credenciados como orientadores eram escalados para as disciplinas (Metodologia Científica de Investigação em Clínica Médica). A Reunião Clínica do Departamento de Clínica Médica que também é uma disciplina (Tópicos Avançados em Clínica Médica) foi igualmente citada no pedido.

O assunto foi então debatido na última reunião do ano da CCP e, novamente, na primeira reunião do ano, em 13-02-2020, tendo como convidados todos os coordenadores da disciplina correspondente à Reunião Científica. A opção da CCP foi discutir cada reunião em separado, uma vez que são coordenadores, propósitos e formatos diferentes. A Reunião Científica foi a primeira porque ainda não tinha escala para 2020.

A proposta resultante da reunião trouxe as seguintes mudanças e formato:

I – Orientadores credenciados no PPG serão responsáveis pelas Reuniões Científicas independentemente de qual departamento sejam pertencentes. Portanto, também serão incluídos os orientadores do Departamento de Nutrição e Metabolismo, de outros departamentos da FMRP e de outras unidades da USP;

II – Pesquisadores em pós-doutorado supervisionados por orientadores credenciados também serão responsáveis pelas reuniões independentemente da bolsa ser PNPD (CAPES) ou de outra fonte de financiamento;

III – O aluno que cursa a disciplina e obtém créditos terá papel mais ativo nas reuniões. Um aluno por reunião será previamente designado para arguir ou comentar o trabalho científico apresentado. Quando o número de alunos for maior do que o número de reuniões, dois alunos por reunião serão designados para arguir/comentar.

Texto preparado por Elcio Vianna (evianna@fmrp.usp.br).