Qualificação – Doutorado e Doutorado Direto:

REGIMENTO DA RESOLUÇÃO COPGR Nº 6542 (alunos matriculados antes de junho de 2019):

O exame de qualificação é obrigatório para todos os alunos de doutorado e doutorado direto que deverão inscrever-se no prazo de até:

  • Doutorado: 30 meses, contados a partir do início de sua inscrição no curso.

  • Doutorado Direto: 36 meses, contados a partir do início de sua inscrição no curso.

A data de inscrição no curso encontra-se na ficha do aluno no sistema Janus.

Após a inscrição, o aluno terá 60 dias para realizar a apresentação da qualificação. O candidato que for reprovado no exame de qualificação poderá se inscrever para repeti-lo apenas uma vez, devendo realizar nova inscrição no prazo máximo de 90 (noventa) dias após a realização do primeiro exame. O segundo exame deverá ser realizado no prazo máximo de 60 (sessenta) dias após a inscrição. Persistindo a reprovação, o candidato será desligado do Programa.

A inscrição será realizada  pela secretaria até na data limite somente após a realização de todo o procedimento acima descrito.

EXIGÊNCIAS PARA FAZER A INSCRIÇÃO:

  •  É necessário completar pelo menos 80% dos créditos mínimos em disciplina para a realização do exame.

Recomenda já ter ou estar cursando as disciplinas de metodologia e estatísticas exigidas pelo programa, estas serão averiguadas pela banca examinadora. Caso ainda não tenha cursado avise quando irá fazê-las.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:

Enviar no máximo com 60 dias de antecedência a data limite no sistema Janus:

O formulário para inscrição em Qualificação e enviar um e-mail: para: ppg.clinmedrp@usp.br contendo as informações abaixo.  Para acessar o formulário, Clique aqui

O formulário precisa conter:

  • Título atual do projeto;
  • Resumo:  O intuito é apenas conhecer melhor o projeto, por isso, não precisa resultados, apenas um breve resumo com no máximo 500 palavras.
  • Tema da aula em nível de Graduação:
  •  Lista (com ciência do orientador) com 6 nomes de docentes de Programas de Pós-Graduação da FMRP em ordem de preferência:
  • Nome e siga das disciplinas metodológicas e estatísticas que fez ou irá fazer
  • 6 nomes para compor a banca examinadora, na ordem de preferência sendo, 3 primeiros titulares s e os 3 restantes suplentes.

Para acessar lista de orientadores clique aqui.

Importante:

A banca examinadora deverá  será  composta  por  três  Doutores(as),  sendo  pelo menos um deles Orientador(a) Pleno do Programa, por isso, ao elaborar a lista lembre de colocar pelo menos dois docentes plenos ( titular e suplente)

A lista enviada será submetida a análise pela Comissão de Pós-Graduação em Clínica Médica que escolherá três titulares e três suplentes. Ressaltando que a comissão tem autoridade para alterar a lista e incluir outros docentes

Após a reunião, será divulgada por e-mail para o aluno, a lista com os membros titulares e suplente.

PROCEDIMENTO PARA FAZER A QUALIFICAÇÃO APÓS A INSCRIÇÃO:

Após secretaria enviar por e-mail a banca examinadora aprovada,  o  aluno deverá:

Agendar a data da apresentação da qualificação com a banca examinadora titular, definindo data horário e local. Caso o membro titular sugerido pela comissão não possa participar, informe a secretaria e  convide o suplente conforme a lista enviada. Após agendamento informar a secretaria.

Elaborar e enviar projeto  com 15 dias de antecedência para banca examinadora titular, o projeto deve ser: documento em formato de tese  com resultados preliminares ou definitivos, tabelas e figuras metodologicamente apropriadas e com discussão. Não há limite de páginas.

NO DIA DA APRESENTAÇÃO FAZER:

  • Uma apresentação do trabalho de pesquisa de fará também no formato audiovisual (aula de defesa) com duração de 40 a 60 minutos, seguida por arguição.

As apresentações poderão ser públicas, porém, o público e principalmente o orientador não poderão se manifestar e deverão sair da sala quando solicitado para a banca discutir e decidir o resultado.

NORMAS DE JULGAMENTO QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO REGIMENTO 6542