PROCEDIMENTO DE COMO REALIZAR O PROCESSO SELETIVO ONLINE:

Prova Escrita:

Prova escrita (peso 1): Caráter eliminatório. Exige-se a nota mínima 5. A prova constará de um texto geral e terá duração máxima de 2 horas e visa testar interpretação crítica de um texto cientifico, capacidade de síntese, organização de ideias e redação. Em caráter excepcional a prova será aplicada on line e as recomendações informadas previamente no site do Programa

O candidato realizará a prova escrita à distância dentro da rotina estabelecida e que será apresentada por completo antes da prova.

Antecipadamente à prova, após deferimento das inscrições, haverá um teste do sistema e de conectividade, que é obrigatório, sob pena de ser desclassificado. Esse teste será agendado pela secretaria conforme as datas do processo seletivo, para saber as datas Clique aqui.

O equipamento necessário para prova, descrito a seguir, deve ser obtido e testado pelo candidato. O PPG-CM não disponibilizará equipamentos, recursos de informática ou locais de prova aos candidatos.

Serão necessários:

1 – Computador notebook ou Macbook (com câmera, autofalante e microfone funcionais) configurado para empregar o programa Google Meet. É necessário empregar navegador Chrome ou Firefox.

2 – Celular do tipo smartphonetablet ou um segundo notebook/Macbook com câmera. Esse segundo dispositivo funcionará como câmera de fiscalização a ser posicionada atrás e à direita do candidato para visualização panorâmica do conjunto monitor, teclado, mouse e mãos do candidato durante a prova. Funcionará “em mudo“. Cada dispositivo fará acesso simultâneo em separado na webconferência.

3 – Ligação à rede elétrica (carregador conectado) para ambos os dispositivos durante toda prova.

4 – Conexão à internet com velocidade suficiente para videoconferência para ambos dispositivos durante toda a prova. A perda de sinal e/ou conexão insuficiente durante a prova desclassificam o candidato, mesmo que por ocorrência fora de controle do candidato.

Período de teste de conectividade:

Favor agendar com a secretaria, o horário que deseja fazer dentre os dias relacionados.

Ficha de Avaliação de Currículo:

Preencher a ficha de Avaliação, conforme explicadoComo fazer a ficha de avaliação

Arguição:

A arguição será feita por webconferência, aplicativo Google Meet.

Mestrado:

Arguição Oral do Projeto e Análise de Currículo: O candidato apresentará o projeto com ou sem auxílio de apresentação Power-Point, à sua escolha, em tempo de 10 minutos e será arguidos obre conhecimento e valor do projeto, frente à banca examinadora, constituída por 3 (três) membros escolhidos pela CCP por webconferência, nas quais serão valorizados a arguição do Projeto de Pesquisa e os itens da Ficha de Avaliação de Currículo.

Doutorado/Doutorado direto:

Arguição sobre o Projeto de Pesquisa (peso 2): O candidato deverá apresentar o projeto de pesquisa em até 10 minutos, em apresentação oral (preferencialmente com apresentação em Power Point), abordando principalmente seus objetivos e metodologia utilizada, frente à banca examinadora, constituída por 3 (três) membros escolhidos pela CCP por webconferência. Cada avaliador dará uma nota (0 a 10), sendo avaliados os seguintes itens:
1- Originalidade e Potencial de Inovação do Projeto: (0 a 2)
2- Objetivos bem definidos: (0 a 2)
3- Tipo de estudo a ser empregado para executar os objetivos definidos no projeto: (0 a 1)
4- Domínio da metodologia a ser utilizada: (0 a 3)
5- Projeto exequível dentro do prazo do curso: (0 a 2)