O Bloco B do Anexo A é uma edificação de três pavimentos, localizada junto ao bloco administrativo da FMRP-USP e distante 100m do bloco de laboratórios do HCFMRP-USP. Abriga 16 laboratórios, incluindo um biotério, todos supervisionados por docentes permanentes do Programa de Clínica Médica.
No andar térreo, encontram-se o Laboratório Compartilhado de Experimentação Animal e o Biotério do Departamento de Clínica Médica, compreendendo área construída de 400m2 distribuídos em 10 salas, que comportam as seguintes funções: alojamento de animais, cirurgia, realização de experimentos, armazenamento de amostras e materiais biológicos, almoxarifado, reuniões científicas e aulas práticas da Graduação e Pós-Graduação. O Biotério está oficialmente cadastrado na Pró-Reitoria de pesquisa da USP, possui Certificação da Comissão de Biossegurança (CTNBio) e conta com três funcionários com treinamento específico em Cursos da Comissão de Ética em Estudos Animais (COBEA), o que permite trabalhos com agentes infecciosos e com agentes carcinogênicos em áreas separadas. Os três técnicos oferecem treinamento aos alunos de graduação, iniciação científica, pós-graduandos, pós-doutorandos e servidores da Unidade, e ainda, preparam as dietas experimentais especiais para os animais. Cerca de 25 docentes fazem uso regular do Biotério, todos orientadores do Programa Clínica Médica e quatro deles são responsáveis pelo seu gerenciamento (Roberto Martinez, Alceu Afonso Jordão-Júnior, Maria Cristina Foss-Freitas e Marcos Borges). A cada ano, o Biotério atende: i) 20-30 alunos de Iniciação Científica; ii) 30 alunos de graduação do Curso de Nutrição e Metabolismo, junto à disciplina Nutrição Experimental; iii) cerca de 40-50 alunos de pós-graduação, iii) 10-20 pós-doutorandos. Ainda no andar térreo, foram recentemente instalados dois laboratórios (16 m2 cada), compartilhados por cinco docentes do programa (Márcio Dantas, Marcos Borges, Anderson Navarro, Fernanda Peiria e Harley Francisco de Oliveira).
No primeiro e segundo andar do Bloco B do Anexo A, estão concentrados mais 12 laboratórios, todos supervisionados por docentes permanentes do Programa, incluindo: 1) Dermatologia/Histopatologia (Ana Maria Ferreira Roselino, 12 m2); 2) Diabetes (Milton Cesar Foss e Maria Cristina Foss-Freitas e Marco Andrey Frade, 18 m2); 3) Pneumologia Experimental (José Antonio Baddini Martinez e Marcos Borges, 33 m2); 3) Nutrição e Metabolismo (Alceu A. Jordão Jr, 40 m2); 4) Cardiologia Experimental (Marcus Vinicius Simões, 18 m2); 5) Cromatografia (Júlio Sérgio Marchini, 25 m2); 6) Nutrigenômica (Carla Nonino, 20 m2); 7) Espectrometria de massa (Eduardo Ferriolli e Júlio Moriguti, 62 m2); 8) Apoio à Bioinformática (Secção de Informática para distribuição de rede da internet, 6 m2); 9) Nefrofarmacologia (Eduardo Coelho, 40 m2), 10) Laboratório Multiusuário de Biologia Molecular (Eduardo Antônio Donadi, Lea Maria Zanini Maciel, Ana de Lourdes Candolo Martinelli e Ana Maria Roselino, 86 m2), 11) Alergia (Karla Arruda, 50 m2); 12) Estudos Moleculares em Nutrição e Nutrologia (Selma Freire e Hélio Vannucchi, 146 m2). Observação “Iniciada em julho de 2014 e com término previsto para setembro de 2014, essas aéreas serão redistribuídas e serão informadas no próximo relatório”.
Esses laboratórios comportam equipamentos importantes, incluindo: sequenciadores automáticos (Sanger e next generation); termocicladores; PCR em tempo real; sistema infravermelho de análise de DNA com software para captura e análise de imagem; cromatógrafos gasosos e líquidos, contadores gama e beta, espectrômetros (de massa e de absorção atômica), leitores para ELISA, luminômetro, microscópios invertido e de fluorescência com câmera digital para fluorescência e software para captura e análise de imagem, microcentrífugas e centrífugas refrigeradas, freezers -70C e -20C, aparelhos para eletroforese vertical e horizontal, agitadores, máquina de gelo, sistema de esterilização de material de laboratório, capelas (de exaustão e de fluxo laminar), purificadores de água, dentre outros. Nesses laboratórios trabalham 11 técnicos, distribuídos entre auxiliares de laboratório, técnicos de nível médio e especialistas de nível superior.