INFORMAÇÕES PARA CANDIDATOS AO PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CLÍNICA MÉDICA

Para poder entrar no curso de Mestrado, Doutorado ou Doutorado Direto do Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica, é necessário ser aprovado no processo seletivo. Para saber o período de abertura e demais informações, siga no nosso site em Processo Seletivo do Programa da Clínica Médica.

Seguem algumas informações gerais:

ORIENTADOR

Previamente às inscrições, o candidato deverá entrar em contato com um orientador do Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica, para definir seu projeto de pesquisa, que é necessário para a seleção. O Programa somente aceitará candidatos que já possuam orientadores que concordem em orientá-los caso sejam aprovados.

 EXAME DE PROFICIÊNCIA EM INGLÊS:

A entrega do certificado ou comprovante da proficiência, com a nota mínima obtida, juntamente com os outros documentos é obrigatório, sob pena de desclassificação. Não será dado nenhum prazo suplementar.

Confira a nota mínima exigida no edital.

O teste precisa ser agendado nas escolas ou instituições, portanto, verifique para que não perca o prazo do exame:

Os candidatos deverão comprovar proficiência em língua inglesa na efetivação de matrícula do processo seletivo, com apresentação de cópia do certificado de um dos exames TEAP, TOEFL, ALLUMINI, IELTS, CAMBRIDGE ou MICHIGAN, realizado até 5 (cinco) anos antes da data de inscrição para o exame de seleção do candidato ao Programa. Outros exames e respectivas notas mínimas poderão ser analisados pela CCP-CM (Comissão Coordenadora do Programa em Clínica Médica), mediante solicitação do candidato.

Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros
Não será exigido demonstração de proficiência em língua portuguesa para alunos estrangeiros.

 

A Clínica Médica não realiza exames de proficiência.

Segue abaixo o link do órgão que administra o exame de proficiência TEAP, a Tese Prime, nesse link o candidato poderá acessar as escolas que fazem este exame: http://www.teseprime.org/index.php.

 DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS:

O Programa de Pós-Graduação em Medicina (Clínica Médica) a partir de 2019, não exigirá nenhuma disciplina obrigatória.

Lembrando que alunos regularmente matriculados antes de 2019 tem um outro regulamento a seguir para maiores duvidas acesse o regulamento

QUALIFICAÇÃO:

Mestrado: O estudante de mestrado deverá inscrever-se no referido exame num período máximo de 18 (dezoito) meses após sua primeira matrícula no curso e ter completado no mínimo 10 (dez) créditos em disciplinas.

Doutorado: O estudante de doutorado deverá inscrever-se para a realização do exame de qualificação num período máximo de 24 (vinte e quatro) meses após o início da contagem do prazo no curso e ter completado no mínimo 10 (dez) créditos em disciplinas.

Doutorado Direto:  O estudante de Doutorado Direto deverá inscrever-se para a realização do exame de qualificação num período máximo de 30 (trinta) meses após o início da contagem do prazo no curso e ter completado no mínimo 20 créditos em disciplinas.

 CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS   PARA DEPOSITAR:

Mestrado: 20 créditos

Doutorado, portador do Título de Mestre: 20 créditos

Doutorado Direto (sem obtenção prévia do Título de Mestre): 40 créditos

 PRAZOS:

Mestrado: o prazo para depósito da dissertação é de 36 (trinta e seis) meses

Doutorado, portador do Título de Mestre: o prazo para depósito da tese é de 48 (quarenta e oito) meses

Doutorado Direto (sem obtenção prévia do Título de Mestre), o prazo para depósito da tese é de 60 (sessenta ) meses

Em casos excepcionais, devidamente justificados, os estudantes poderão solicitar prorrogação de prazo do depósito por um período máximo de 120 (cento e vinte) dias.

Para outras dúvidas, por favor, entre em contato com a Secretaria de Pós-Graduação em Clínica Médica.